terça-feira, 5 de julho de 2011

Agressões sem marcas




"Toda forma de controle exacerbado sobre o comportamento do outro é uma expressão de violência. Nas relações entre casais, o controle de ligações telefônicas, correspondências por e-mail, horários e vestuário pode ser o estopim da violência a partir do momento em que a mulher não aceita mais isso" Wania Pasinato, socióloga e pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência da USP

Ando sumida, eu sei. Muito trabalho, somado à uma crise existencial e multiplicado por pura falta de inspiração mesmo. Nada grave, oscilações de humor em virtude da montanha russa que é a minha vida.

Hoje não quero falar de um tipo de homem que realmente devemos sumir. Não se trata do homem cafa, não se trata do homem tapa-buraco, nem mosca de padaria e nem aqueles modelos frágeis que precisam de uma namorada pendurada para se sentir mais valorizado. O homem em questão é aquele que é violento, machista, que se acha superior a nós, mulheres e por isso se sente no direito de nos agredir, de nos machucar.

Para quem não sabe, agressão à mulher não está restrita apenas ao físico. Palavras também agridem, torturam e humilham. Palavras também ferem. E existem muitas mulheres por aí que são agredidas por seus maridos/namorados/noivos e afins e nem desconfiam. Imaginam que violência é apenas física. Pensam que violência é o companheiro bater, deixar a mulher com o olho roxo ou abusar dela sexualmente. Antes de o homem chegar a esse tipo de comportamento , ele é agressivo com as palavras.

Esses homens, no começo da relação são verdadeiros “príncipes”. Falam macio, são atenciosos, educados e carinhosos, fazendo com que a mulher se sinta privilegiada por ter um companheiro assim. Ele só mostrará quem é de verdade quando perceber que a sua mulher confia nele e, acima de tudo, o ama.

É nesse momento, minha cara amiga, que ele vai colocar “as manguinhas de fora”. É nesse momento que ele vai te humilhar, acabar com o seu amor-próprio, te ofender, te magoar e te agredir. Sim, eu falei agredir. Ter crises de ciúmes absurdas e infundadas e transformar a relação de amor em uma relação abusiva. E você, querida amiga, estará apaixonada, louca por esse cara e vai perdoar ele uma, duas, três e quantas vezes mais precisar. E quanto mais você perdoar, pior será a próxima crise. Quanto mais você perdoa, mais ele te machuca. A partir desse ponto, te chamar de puta e te dar um soco na cara é um pulo. E não duvide, ele vai fazer isso.

Por isso, não faça vista grossa quando o seu companheiro te faltar com o respeito. Fique atenta, pois nesse instante iniciarão episódios de agressão. Se te ofender passar a ser rotina, é hora de cair fora antes que a coisa piore. Ele vai te procurar, vai te levar flores e dizer que te ama. Não se iluda!! Homens violentos serão sempre …. violentos. E nenhuma mulher merece passar esse constrangimento. Não espere ele te bater e você ter que prestar queixa da delegacia. Abandone-o o quanto antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário