terça-feira, 7 de junho de 2011

Pelo que você se relaciona?



“ Pessoas que não podem suportar ficar sozinhas são, geralmente, a pior companhia” Albert Guinon.




Eu comentei há alguns dias sobre um amigo que terminou com a namorada -mesmo gostando da fofa- porque a achava inadequada para o namoro. Sim, pasmem, ela era inadequada. E isso me fez pensar por que afinal as pessoas se relacionam???


Porque quando eu era pequenininha, aprendi que um dia a gente vai amar alguém e com essa pessoa iremos casar e ter uma família. Eu entendo que a gente se apaixona por isso desejamos nos relacionar com a pessoa.


Mas infelizmente há quem se relacione só para ter alguém mesmo. Tem gente que não consegue ficar sozinha. E isso é uma coisa que eu não consigo entender muito bem. Que pavor é esse que a pessoa tem de si mesma que a faz engatar um relacionamento no outro?? Que pânico é esse da própria companhia??


Eu não consigo confiar em pessoas – homens e mulheres-, que terminam um namoro e meses depois já estão namorando outras pessoas. É o que eu digo, de alguém a pessoa não gosta. Ou não gostava do ex ou não gosta do atual. Ou pior, a pessoa que sofre dessa espécie de dependência emocional acaba usando o parceiro para curar a sua insuportável carência afetiva, sem se importar se a pessoa sonhava em ter algo mais do que uma relação sustentada por carência, dependência emocional, medo da solidão, baixa- autoestima, e etc. A pessoa não consegue ser feliz sozinha e acaba procurando no outro um motivo para ser feliz. Ou para ter alguém para culpar por sua própria infelicidade. Pessoas que só se sentem bem com alguém do lado, mesmo que para isso tenham que “fabricar” um sentimento ou, pior estar com alguém numa relação desgastada.


Aquela frase das borboletas do jardim é super manjada, mas é uma verdade. Quando terminamos um relacionamento, é necessário darmos um tempo de novos romances para por as ideias em ordem. Lamber as feridas, se for o caso. Entender o que houve, onde erramos, onde o ex-parceiro errou, superar as mágoas e as decepções. Só quando conseguimos entender tudo claramente e percebemos que não estamos mais ligados aquela pessoa, nem por amor, paixão ou mesmo raiva e que estamos prontos para uma nova relação. Só quando decoramos o nosso jardim, é que podemos esperar as borboletas certas.



Portanto, chega dessa carência, dessa necessidade desmedida de ter alguém do lado só para dizer que é feliz, amado, ou que superou o ex parceiro. Vamos ter mais critério ao escolher os nossos namorados. Vamos tirar férias de romance, ter um tempo conosco. E só quando tiver tudo esclarecido dentro da gente é que estaremos abertos para novos amores. “Namorando” só é status no orkut. Na vida, as pessoas acabam tendo pena de gente que tem esse comportamento e mais pena ainda dos desavisados que estão ao lado dessas pessoas. Eu sei que já fui a pessoa ao lado de um dependente de relacionamento, mas não quero mais fazer esse papel, nunca mais. Porque eu me relaciono porque estou apaixonada. E você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário